segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Muito Barulho Por Nada


No livro Muito Barulho por Nada, o Príncipe Dom Pedro juntamente com seu irmão o maldoso Don João e seus nobres Cláudio e Benedito regressam da guerra para a vila de Messina, prontos para diversão e amor. Claudio ama Hero, a jovem e doce filha do nobre Leonato, mas Benedito por sua vez, detesta Beatriz a sobrinha espirituosa de Leonato que tem uma língua afiadíssima e que odeia Benedito. Conforme Cláudio e Hero se prepararam para o seu casamento, eles decidem com a ajuda de Don Pedro, enganar Benedito e Beatriz, fazendo com que confessem seu amor um ao outro. O plano funciona bem, até que Don João que tem inveja do poder de seu irmão e de sua afeição por Claudio arma uma cena com um de seus tenentes, onde ele deveria levar uma das damas de compania de Hero, Margarida até a janela da jovem antes do casamento. Don João leva Don Pedro e Claudio para a casa de Leonato, onde eles vêem o encontro da dama  de compania com o tenente e estão convencidos de que a mulher na janela é Hero. No dia seguinte, Claudio humilha Hero publicamente no casamento e a rejeita. Ela desmaia e Leonato é convenido pelo frade a fingir que ela está morta até que a situação se resolva. O insensato vigilante Dogberry gerencia a detenção onde os tenentes de Don João foram presos e confessam toda a verdade. Claudio fica devastado ao saber que matou (humilhou-a em público no dia de seu casamento, era mais ou menos a mesma coisa, morte social) Hero com falsas acusações. Ele implora a Leonato que o puna, e Leonato diz a ele sua punição é para casar com sua outra sobrinha (sem ser Beatriz), que é quase uma cópia da sua falecida filha Hero. Claudio concorda, mas primeiramente passa a noite em luto velando por Hero e declara a todos sua inocência. Don João escapa de Messina. Na manhã seguinte, Claudio vai se casar em segredo com a misteriosa prima de sua amada Hero, e quando remove o véu descobre que ela é na verdade Hero. Eles ficam muito felizes, mas Beatriz e Benedito quase se separam ao descobrirem que eles foram enganados para que confessassem seus sentimentos um ao outro. No final, quando está tudo resolvido, Don João é preso e trazido de volta para enfrentar seu castigo,  Benedito e Beatriz se casam.

 OBS: Esse livro conta uma comédia na qual tem danças, festas de mascarados, cerimônia de casamento, príncipes e condes, damas nobres e damas de compania, tramas , calúnias, desafios para duelo, confrontos verbais, cerimônia fúnebre, e até morte e fuga  que se revertem, tem dores e amores, e há também o vilão de história vingativo e cheio de ódio, ou seja é SHAKSPEARE.

 

Link: ( http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/shakespeare/muito_barulho_por_nada.htm)

3 comentários:

  1. É uma comédia fascinante muito gostosa de se ler, há diálagos ilários. Esa comédia também veio colaborar para que as mulheres pudessem falar(dialogar) mesmo que fosse de máscaras, pois a mulher é considerada um símbolo de inferioridade...

    ResponderExcluir
  2. A comédia é interessante,sempre vai haver um invejoso,não tem jeito é inerente do ser humano!heeee, Don joão!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Também tive a oportunidade de ler essa obra e gostei bastante. De forma sagaz e inteligente, Shakespeare produz humor explorando os valores do ser humano.

    ResponderExcluir